sábado, 9 de abril de 2011

O momento da notícia: o diagnóstico de Síndrome de Down

Dia 07 de abril de 2010 é um dia inesquecível para nós. Naquele dia faríamos o primeiro ultrassom morfológico do pequeno Miguel. Pela primeira vez, além de ouvir o coração, conseguiríamos ver melhor nosso pequeno anjinho.
Estava com 13 semanas de gestação e pedimos que meus pais nos acompanhassem, para compartilhar aquele momento. Como sempre, eles mostraram disponíveis e nos encontraram no laboratório. Quando nos encontramos, mal sabíamos que a presença deles faria tanta diferença naquele dia.
O exame teve início e pudermos ver o Miguel, com seus 3,5 cm de comprimento, como sempre tentando se esconder. O médico iniciou todas as medições, até que começou a refazer a translucência nucal. Ele mediu por 3 ou 4 vezes antes de dizer que talvez tivéssemos um problema. Falou que ainda era cedo pra confirmar, mas que aquela alteração podia indicar que o neném tivesse alguma síndrome.
Naquele momento, e até hoje não sei explicar por quê, sabia que o Miguel era portador da Síndrome de Down. Apesar do exame indicar que o risco era de 1:16, sabia que aquele seria o 1.
Meus pais nos acolheram diante de nossas lágrimas. Até hoje não sei o que minha mãe falou para o meu marido do lado de fora do laboratório, mas sou grata a ela por ter feito com que ele vivesse aquela experiência de uma forma positiva.
Saímos de lá e fomos encaminhados ao geneticista. O cariótipo só veio reforçar a minha certeza. Conclusão: trissomia simples do cromossomo 21.
Estima-se que 1 em cada 600 bebês apresentam a trissomia simples do cromossomo 21. Uma alteração que acontece durante a divisão celular e que não tem ligação, no nosso caso, com nossa carga genética.
Mais uma vez pude confirmar aquilo que mencionei anteriormente: durante toda a minha vida havia sido preparada para chegada do Miguel.

9 comentários:

  1. Oi Fernanda, conheci seu blog através da Camila (Mamãe tá ocupada!!!) e adorei... Bjos...

    ResponderExcluir
  2. OI Fernanda, tbem conhecí através da Camila, e desde já estou amando!
    Bjos para vcs

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adorei conhecer seu blog! To adorando tudo que vc tá escrevendo...incrível os caminhos que nossa vida toma, né? Como não acredito em coincidencias, tenho certeza que esse seu quebra cabeça foi uma forma de vc se preparar para receber um filho especial. Miguel é um menino de sorte e vcs pais especiais!

    bjao
    Flavia Bernardo

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adorei o seu blog, já estou acompanhando! Beijos, Beta

    ResponderExcluir
  5. Olá Fernanda...assim como você também sou iniciante no mundo dos blogs. Lí seus posts e adorei. Crianças especiais merecem mesmo pais especiais...
    Com certeza o Miguel tem muito a nos ensinar...
    Forte abraço!!1

    ResponderExcluir
  6. Olá! Adorei o blog! Já tô acompanhando e ansiosa pelo próximo post!
    bjnhus

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda, cheguei aqui através do blog da Camila e fiquei encantada. Olha, emocionante tudo o que li por aqui e não tenho dúvidas de que Deus nos prepara pra tudo. Vocês são uma família abençoada e tenho certeza de que nada os fará retroceder, ou desanimar, porque há muito o que aprender, vivenciar e experimentar.

    Um beijo querida e tudo de bom pra Miguel!!! Estarei acompanhando vocês!

    ResponderExcluir
  8. Olá Fernanda, que carinho sentimos em suas palavras. Parabéns pelo blog, já estou acompanhando.
    Um beijo
    Bianca

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda, conheci seu blog através do blog da camila, e já estou te seguindo. Estou amando conhecer a sua história, sempre estarei aqui, conheça o meu tb..

    Beijos

    ResponderExcluir